Conheça as 06 principais marcas de cervejas artesanais disponíveis no Rio de Janeiro

0
19
Imagem reprodução da Internet
Imagem reprodução da Internet
Que carioca gosta de cerveja, não e novidade pra ninguém – a tradição botequeira da cidade não me deixa mentir. Mas o fato é que, nos últimos anos, o Rio de Janeiro vem passando por uma verdadeira revolução cervejeira, com novas gerações investindo na produção de cervejas artesanais que são a cara do Rio. Aqui, a gente apresenta a vocês algumas dessas novas cervejarias que estão dando o que falar na Cidade Maravilhosa. Boa parte só é encontrada em eventos itinerantes, como O MercadoO Cluster e Junta Local ou em bares e lojas especializados em cerveja artesanal. Guarde esses nomes e não perca a oportunidade de experimentar, se cruzar com alguma delas em cartas de cervejas por aí.

Jefrrey, cerveja artesanal do Rio de Janeiro. Foto: Facebook Jeffrey

As cervejas da Jeffrey são inspiradas no estilo de vida do carioca. Foto: Facebook/Jeffrey

Jeffrey

O estilo de vida carioca foi a inspiração para o nascimento da Jeffrey, marca voltada à produção de cervejas especiais, com um toque gourmet. A cerveja Jeffrey Niña, por exemplo, é uma Wit Bier tipicamente belga adaptada para o calor do Rio, feita a partir de um blend de cevada, trigo e aveia, com raspas de limão siciliano e sementes de coentro. A cervejaria tem ainda uma loja-conceito, no Leblon, que é, por si só, uma atração. A Jeffrey Store propõe uma mistura de moda, arte, gastronomia e cerveja, claro. Exposições, eventos e pocket shows fazem parte da programação da casa.

almost-locals-rio-cerveja-artesanal-fraga-ihateflash

A produção da Fraga começou na cozinha de casa e hoje é encontrada em vários bares da cidade. Foto: I Hate Flash

Fraga

Foi na cozinha de casa que nasceu a Fraga, empreitada do do carioca Sergio Fraga, um apaixonado por cerveja que, há mais de dez anos, começou a se aventurar por conta própria na produção do que bebia. Praticamente um veterano no mercado de cerveja artesanal no Rio, em 2013 a produção saiu da cozinha e ganhou uma fábrica em Vargem Grande, com o lançamento da Fraga Weiss, de trigo, que conquistou os mais exigentes paladares. Depois dela, vieram a Fraga Blonde, a Fraga IPA e a Fraga Brown, que podem ser encontradas engarrafadas ou em versão chope nos principais bares especializados da cidade.

almost-locals-rio-cerveja-artesanal-hocus-pocus

Os rótulos psicodélicos são marca registrada da Hocus Pocus. Foto: Facebook/Hocus Pocus

Hocus Pocus

O experimentalismo do rock progressivo é a principal influência para a criação das cervejas artesanais da Hocus Pocus. Fãs da banda holandesa Focus (a canção Hocus Pocus é seu maior sucesso), a dupla de economistas cariocas Vinicius Kfuri e Pedro Butelli decidiu levar a sério o hobby de criar cervejas em casa e criaram a marca em 2014, levando o espírito psicodélico da música também para seus rótulos. A Belgian Golden Strong Ale batizada de Magic Trap foi a primeira cerveja lançada por eles e logo caiu no gosto dos cervejeiros locais. Fez tanto sucesso que atraiu as atencões do renomado chef Rafa Costa e Silva, do restaurante Lasai. Juntos, eles criaram a Hush, uma Amber Ale de malte caramelizado. As criações da Hocus Pocus também incluem a APA Cadabra, uma American Pale Ale, e a Interstellar, uma American IPA com aromas de manga e maracujá, e a Coffee Hush, versão da Hush incrementada com grãos de café.

Cerveja artesanal: A Hi5 é o carro-chefe da cervejaria carioca 2cabeças. Foto: Facebook

A Hi5 é o carro-chefe da cervejaria carioca 2cabeças. Foto: Facebook/2cabeças

2cabeças

Quem disse que fazer cerveja não é coisa de mulher? A mestre cervejeira Maíra Kimura é um dos cérebros que comandam a produção de cervejas artesanais da 2cabeças. O primeiro rótulo da marca foi a premiada – e carioquíssima – Hi5, uma Black IPA, fusão dos estilos American IPA com Stout,. Depois, vieram outros sucessos, como a MaracujIPA, uma American IPA com polpa de maracujá, e a Funk IPA, Session IPA com aroma de frutas tropicais. A principal característica da 2cabeças é ser itinerante: sem fábrica própria, ela se associa com outras cervejarias para tornar realidade suas criações, o que sempre rende novidades.

almost-locals-rio-cerveja-artesanal-hija-de-punta-ihateflash

A Hija de Punta é uma das cervejas queridinhas da cidade. Foto: I Hate Flash

Hija de Punta

Cerveja artesanal do tipo Lager, a Hija de Punta é uma das queridinhas dos eventos gastronômicos da cidade, como a Junta Local, e, aos poucos, está entrando nas cartas dos principais bares especializados da cidade. Apesar de ser inspirada no universo do balneário uruguaio de Punta Del Este, a cerveja é levinha, com toque cítrico, e tem a cara do verão carioca. O rótulo de estilo retrô é um charme à parte.

almost-locals-rio-cerveja-artesanal-3cabecas

Os rótulos da 3Cariocas têm a própria cidade como fonte de inspiração. Foto: Facebook/3Cariocas

RIO: Teatro Rival e Rivalzinho resgatam o agito nas noites do Centro do Rio de Janeiro

3Cariocas

Carioca até no nome, a 3Cariocas tem na própria Cidade Maravilhosa a fonte de inspiração para as cervejas da marca, como a LAPA, uma American Pale Ale com sabores suaves de frutas tropicais; a Session IPA nema, de baixo teor alcóolicol, leve e refrescante; a Saison du Leblon, com toques de manga, favas de baunilha e pimenta branca; e a cOPAcabana, uma American Pale Ale com 20% de aveia. Bom humor e experimentação também fazem parte do modus operandi da marca, adepta da produção colaborativa, já tendo criado rótulos em parceria com várias outras cervejarias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here