A Escola Municipal 08.33.017 Guimarães Rosa foi inaugurada em 05 de dezembro de 1967, pelo então governador do Estado da Guanabara Negrão de Lima.

Convite do Jubileu da Escola Municipal Guimarães Rosa
Convite do Jubileu da Escola Municipal Guimarães Rosa

Recebeu este nome em homenagem ao escritor João Guimarães Rosa, nascido em Codisburg, Minas Gerais. Seu corpo mortal já se foi, mas sua obra permanece, através de uma linguagem surpreendente, poética e sensível, perpetuando em seus escritos a simplicidade e valentia de homens e mulheres que constroem, cotidianamente, este país, em resumo, pregou o amor. “Qualquer forma de amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.”.

Imagem do site Tiro de Letra
Imagem do site Tiro de Letra

A Escola Municipal Guimarães Rosa está situada no bairro de Magalhães Bastos, é dirigida pelas Prof.as Jorgina Teixeira Rodrigues e Aline Pimenta de Souza Pinheiro, sob a Coordenação Pedagógica da Prof.ª Olga Maria Pacheco da Silva Aguiar, funcionando com turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental em horário integral, com um corpo discente composto por 260 alunos, com faixa etária entre 09 e 16 anos, um corpo docente formado por 25 professores e 09 funcionários.

Aline Pimenta (esq.) e Jorgina Rodrigues (centro) fazem da administração da escola um exemplo de gestão e educação dos jovens do bairro de Magalhães Bastos
Aline Pimenta (esq.) e Jorgina Rodrigues (centro) fazem da administração da escola um exemplo de gestão e educação dos jovens do bairro de Magalhães Bastos

Ampliando o horário escolar de seus alunos a Escola oferece oficinas de capoeira, judô, circo, dança,  atletismo  e orientação de estudos em  Português e Matemática.

Temos desenvolvido várias atividades que ensinam nossos alunos a vivenciarem valores, formando assim, cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, para transformá-la e buscar melhoria da qualidade de vida.

Este ano tem como tema do Projeto Político Pedagógico   “E.M. Guimarães Rosa, 50 anos educando para a vida.”

Durante todo ano foram desenvolvido trabalhos de resgate da história da escola  , incluindo um concurso de poesias.

Em 2002, no seu aniversário de 35 anos, a Escola Guimarães Rosa, recebeu a ilustre visita da filha de Guimarães Rosa em uma comemoração que foi registrada pela página oficial do bairro. Veja a galeria:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*