quinta-feira , 24 agosto 2017
Home / Destaque / Exército Brasileiro é homenageado pelo Cristo Redentor O Cristo Redentor recebeu iluminação especial na cor verde-oliva, em atenção ao Dia do Exército Brasileiro

Exército Brasileiro é homenageado pelo Cristo Redentor O Cristo Redentor recebeu iluminação especial na cor verde-oliva, em atenção ao Dia do Exército Brasileiro

Nesta quarta-feira, 19 de abril, o monumento ao Cristo Redentor receberá iluminação especial na cor verde-oliva, em atenção ao Dia do Exército Brasileiro. A data será celebrada, no alto do Corcovado, com um ato cívico, a partir das 17h30, que contará com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, e de Oficiais Generais do Exército Brasileiro. O tom escolhido para a iluminação, o verde-oliva, abundante na natureza, representa a cor predominante nos uniformes do Exército.

“A Arquidiocese do Rio de Janeiro, como uma forma de agradecimento e reconhecimento, tem a alegria de poder, com esta iluminação, homenagear e dar visibilidade à atuação do Exército Brasileiro em todo o território nacional”, comemora Padre Omar.

A data celebra os 369 anos da primeira Batalha dos Guararapes – momento histórico que marcou o início da organização do Exército como força genuinamente nacional. Naquele 19 de abril de 1648, brasileiros de coragem e determinação se uniram, pela primeira vez, contra a dominação estrangeira, em Pernambuco. Desde então, a data da batalha passou a ser celebrada como aniversário do Exército Brasileiro.

Sobre o Exército Brasileiro*

Atuando na proteção de nosso território desde a Batalha dos Guararapes (1648), contra os invasores holandeses, o Exército Brasileiro tem exercido papel relevante na manutenção da unidade e da integridade nacional.

Sua evolução histórica se confunde com a própria consolidação da identidade do país. Presente em todo o território, o Exército tem a missão condicionada pelas dimensões continentais do Brasil, caracterizadas pela variedade de ambientes geográficos e por uma faixa de fronteira com dez países que se estende por quase 17 mil quilômetros.

Para o cumprimento da missão constitucional de defesa da pátria, a Força Terrestre tem de manter preparados e adestrados efetivos superiores a 222 mil homens e mulheres.

A instituição militar atua também no apoio às atividades de Defesa Civil, participando de ações de socorro e assistência às vítimas de desastres naturais, bem como nos procedimentos de recuperação e reconstrução.

Seu corpo de engenheiros coopera constantemente na consecução de obras públicas. O Exército integra o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC).

Nas áreas de fronteira terrestre, o Exército atua na prevenção e repressão contra delitos transfronteiriços e ambientais, de forma isolada ou em coordenação com outros entes estatais.

Também tem atuação premente no apoio à política externa nacional, contribuindo com o maior número de efetivos militares brasileiros em operações de paz e de ajuda humanitária.

Fonte: * http://www.defesa.gov.br/forcas-armadas/exercito-brasileiro

Fotos do Blog: https://diariodocorcovado.blogspot.com.br/

Print Friendly, PDF & Email

Veja Também

Foto reprodução TV Globo

Motorista de Uber é baleado em Realengo após confundir blitz policial com blitz de bandidos Vítima contou que confundiu os PMs com bandidos e ficou com medo de parar

Rio – Um motorista de Uber foi baleado ao não obedecer a ordem de parada ...

Criado com Area de Membros WP
Translate »