Programão Carioca chega a Areninha Carioca Hermeto Pascoal em Bangu no próximo sábado dia 24 Projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça

0
1
Por Rogério Silva / Redação Zona Oeste Notícias
Encontro de diferentes manifestações culturais, o Programão Carioca – iniciativa da Globo, com patrocínio da Estácio e apoio da Globo Filmes – chega à Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no próximo sábado, dia 24. Com três anos completos em agosto, o projeto vai oferecer oficinas de teatro, infantis e apresentações de filme e peça, contemplando públicos de todas as idades. Tudo com entrada gratuita.
Teaser Programão Carioca | Imagem Divulgação
Teaser Programão Carioca | Imagem Divulgação
 
A diversão começa cedo, às 14h, com a apresentação da peça ‘A primavera da lagarta’, seguida de oficinas de dedoches, bonecos e vasinhos ecológicos a partir das 15h.  
 
A Cia. Megaroc, formada por jovens de Bangu e arredores, promove oficina teatral. As atividades serão propostas pelo diretor da companhia, Rudson Martins, e não há limite de idade para participar. A ideia é que o público possa exercitar a criatividade, a consciência corporal e outras dinâmicas ligadas à rotina do teatro.    
 
Vencedor do Prêmio Curta Rio, ‘Lá do alto’ será exibido a partir das 17h, prometendo conquistar adultos e crianças. O filme de Luciano Vidigal conta a história de um menino sonhador que pede ao pai para levá-lo ao alto de uma pedra na favela do Vidigal pois acredita que, de lá, pode se comunicar com a avó que morreu. Na sequência, o público assiste a ‘Pequeno dicionário amoroso – 2’, de Sandra Werneck. Com Andrea Beltrão, Daniel Dantas, Eduardo MoscovisFernanda Vasconcellos e Glória Pires no elenco, o longa resgata a história de Luiza (Andrea) e Gabriel (Daniel) que se apaixonaram, casaram e separaram no primeiro filme. Dezoito anos depois, eles dão mais uma chance à paixão.
 
A última atração do dia é a peça ‘O Último Capítulo’, com Mariana Xavier e Paulo Mathias Jr., direção de Marcio Vieira e texto de Alexandre Morcillo e Clóvis Corrêa. Na comédia, os atores formam um casal em crise: Berenice, uma romântica e sonhadora diarista apaixonada por novelas, e Dagoberto, um desempregado crônico fanático por futebol. Na noite em que finalmente vai ao ar o último capítulo da sua novela preferida, a luz acaba. O tempo juntos serve para que o casal apare as arestas.
 
As senhas para o cinema e o teatro serão distribuídas a partir das 15h.
 
Programão Carioca:
 
Criado em 2013, o Programão Carioca é uma iniciativa da Globo, com o apoio da Globo Filmes, e que passa a ter o patrocíncio da Estácio a partir do mês de setembro. A iniciativa leva mensalmente cinema, teatro e outras manifestações artísticas para moradores de várias regiões do Rio e Grande Rio. Em 2015, a emissora incluiu na programação do projeto manifestações artísticas de talentos locais, prestigiando iniciativas de moradores de diversos bairros e municípios.
 
Durante as três temporadas, o Programão Carioca somou 28 edições em locais como Queimados, Marechal Hermes, Paquetá, Seropédica, Pavuna, Niterói, São Gonçalo, Madureira, Nilópolis, Barra da Tijuca, Penha, Itaboraí, Duque de Caxias, Copacabana, Manguinhos, Bangu (Talavera Bruce), Santa Cruz e Campo Grande, além de edições especiais no Festival do Rio 2015, na Vila Mimosa, Centro, Paquetá e Pedra de Guaratiba. Desde 2013, foram exibidos 38 filmes, 26 peças, além de mais de 45 atrações diversas como dança, artes plásticas, oficinas e esculturas.
 
Serviço:
 
Data: 24 de setembro (sábado)
Horário: A partir das 14h
Local: Areninha Carioca Hermeto Pascoal
Endereço: Praça 1º de maio s/nº – Bangu
 
Cronograma:
 
14h – Apresentação ‘A Primavera da lagarta” (Livre)
15h – Oficinas  –  Dedoche de borboleta, bonequinhos e vasinhos ecológicos (Livre)  
16h – Oficina com a Cia. Teatral Megaroc (Livre)
17h – Curta ‘Lá do Alto’ + ‘Pequeno Dicionário Amoroso – 2’ (14 anos)
19h – Peça ‘O Último Capítulo’ (10 anos)