sábado , 21 outubro 2017
Home / Religião / Religião Candomblé Exu O que é, Conceito e Definição – Por Pai Marcelo

Religião Candomblé Exu O que é, Conceito e Definição – Por Pai Marcelo

Neste mês irei falar sobre um orixá importante na Cultura Afro-brasileira:

Exu é um orixá africano, também conhecido como: Esu, Eshu, Bará, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Tiriri, Ijèlú. Algumas cidades onde se cultua o Exu são: Ondo, Ilesa, Ijebu, Abeokuta, Ekiti e Lagos.

Exu o senhor das transformações, o senhor da sombra. Aquele responsável por trazer e levar recados aos orixás. Seu dia segunda feira

Suas cores

Vermelho/ preto / branco E todas as outras

Na verdade exu tem a ver com tudo e todos

Com todos os movimentos do mundo

Exu faz o erro vira acerto e acerto vira erro

Muito importante ter exu por perto

E de bem conosco

Mojuba Exu

Exu é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èșù, em iorubá, significa ‘esfera’, e, na verdade, Exu é o orixá do movimento. Ele é quem deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun (o mundo espiritual) e o Aiye (o mundo material) seja plenamente realizada.

Orixá Exu
Orixá Exu

Na África na época da colonização europeia, o Exu foi sincretizado erroneamente com o diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e à forma como é representado no culto africano. Por ser provocador, indecente, astucioso e sensual, é comumente confundido com a figura de Satanás, o que é um equívoco, de acordo com a construção teológica iorubá, posto que não está em oposição a Deus, muito menos é considerado uma personificação do mal.

Orixá da comunicação, do movimento e da sexualidade
Orixá da comunicação, do movimento e da sexualidade

Mesmo porque, nessa religião, não existem diabos ou entidades encarregadas única e exclusivamente de coisas ruins, como ocorre no cristianismo, segundo o qual tudo o que acontece de errado é culpa de um único ser que foi expulso por Deus. Na mitologia yoruba, porém, assim como no candomblé, cada uma das entidades (Orixás) tem sua porção positiva e negativa assim como o próprio ser humano.

Sobre o Babalorixá Marcelo de Pombo Gira

pai-marceloDesde criança tem sua mediunidade avançada na Umbanda e no Candomblé aonde trabalha com guias espirituais, Exus, Caboclos e Orixás em prol de prestar caridade e ajuda espiritual as pessoas, tendo iniciado centenas de pessoas ao culto afro. Marcelo de Pombo Gira é filho de santo de Marcos de Iansã neto de seu Paulo da Pavuna, bisneto de mãe Teodora de Iemanjá.

 

 

 

Venha conhecer o Império de Maria Mulambo

logo-facebook

ENDEREÇO

Rua Pinto da Fonseca, 16
Magalhães Bastos – Rio de Janeiro – RJ
CEP 21710-510

FALE CONOSCO:

(21) 3332-8799 | 2403-5726
contato@imperiodemariamulambo.com.br

ACESSE NOSSO SITE:
http://www.imperiodemariamulambo.com.br

Print Friendly, PDF & Email

Comments

comments

Veja Também

Imagem Divulgação

Drogaria Venâncio promove campanha de arrecadação de brinquedos e livros na Zona Oeste Visite a loja mais próxima, contribua com a campanha!

Outubro é o Mês das Crianças e a Venancio resolveu celebrar a data de uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Criado com Area de Membros WP
Translate »
Entre em Contato