Home / Religião / Religião Candomblé Exu O que é, Conceito e Definição – Por Pai Marcelo

Religião Candomblé Exu O que é, Conceito e Definição – Por Pai Marcelo

Neste mês irei falar sobre um orixá importante na Cultura Afro-brasileira:

Exu é um orixá africano, também conhecido como: Esu, Eshu, Bará, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Tiriri, Ijèlú. Algumas cidades onde se cultua o Exu são: Ondo, Ilesa, Ijebu, Abeokuta, Ekiti e Lagos.

Exu o senhor das transformações, o senhor da sombra. Aquele responsável por trazer e levar recados aos orixás. Seu dia segunda feira

Suas cores

Vermelho/ preto / branco E todas as outras

Na verdade exu tem a ver com tudo e todos

Com todos os movimentos do mundo

Exu faz o erro vira acerto e acerto vira erro

Muito importante ter exu por perto

E de bem conosco

Mojuba Exu

Exu é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èșù, em iorubá, significa ‘esfera’, e, na verdade, Exu é o orixá do movimento. Ele é quem deve receber as oferendas em primeiro lugar a fim de assegurar que tudo corra bem e de garantir que sua função de mensageiro entre o Orun (o mundo espiritual) e o Aiye (o mundo material) seja plenamente realizada.

Orixá Exu
Orixá Exu

Na África na época da colonização europeia, o Exu foi sincretizado erroneamente com o diabo cristão pelos colonizadores, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e à forma como é representado no culto africano. Por ser provocador, indecente, astucioso e sensual, é comumente confundido com a figura de Satanás, o que é um equívoco, de acordo com a construção teológica iorubá, posto que não está em oposição a Deus, muito menos é considerado uma personificação do mal.

Orixá da comunicação, do movimento e da sexualidade
Orixá da comunicação, do movimento e da sexualidade

Mesmo porque, nessa religião, não existem diabos ou entidades encarregadas única e exclusivamente de coisas ruins, como ocorre no cristianismo, segundo o qual tudo o que acontece de errado é culpa de um único ser que foi expulso por Deus. Na mitologia yoruba, porém, assim como no candomblé, cada uma das entidades (Orixás) tem sua porção positiva e negativa assim como o próprio ser humano.

Sobre o Babalorixá Marcelo de Pombo Gira

pai-marceloDesde criança tem sua mediunidade avançada na Umbanda e no Candomblé aonde trabalha com guias espirituais, Exus, Caboclos e Orixás em prol de prestar caridade e ajuda espiritual as pessoas, tendo iniciado centenas de pessoas ao culto afro. Marcelo de Pombo Gira é filho de santo de Marcos de Iansã neto de seu Paulo da Pavuna, bisneto de mãe Teodora de Iemanjá.

 

 

 

Venha conhecer o Império de Maria Mulambo

logo-facebook

ENDEREÇO

Rua Pinto da Fonseca, 16
Magalhães Bastos – Rio de Janeiro – RJ
CEP 21710-510

FALE CONOSCO:

(21) 3332-8799 | 2403-5726
contato@imperiodemariamulambo.com.br

ACESSE NOSSO SITE:
http://www.imperiodemariamulambo.com.br

Print Friendly, PDF & Email

Veja Também

Imagem reprodução redes sociais

Preso suspeito de atirar na cabeça de frentista em Campo Grande Arma tinha sido ocultada por um policial militar

Este supervisor, ao ingressar na rua Arlindo Janot, por volta de 01:30h do dia 24/07/2018, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *