sexta-feira , 16 novembro 2018
Home / Destaque / Praça Seca terá Ação Social no próximo sábado Ação Comunitária será na Vila Olímpica da Praça Seca

Praça Seca terá Ação Social no próximo sábado Ação Comunitária será na Vila Olímpica da Praça Seca

Ação comunitária na Praça Seca | Imagem Divulgação

O Gabinete de Intervenção Federal e o Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada realizam Ação Comunitária na Vila Olímpica da Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, no próximo dia 09 (sábado), entre 8h e 16h. O objetivo é oferecer uma série de serviços à população das áreas beneficiadas pelas medidas emergenciais e estruturantes implementadas pela Intervenção Federal na Segurança Pública no Estado de Rio de Janeiro. Entre os serviços prestados estarão: emissão gratuita de documentos, regularização do serviço militar, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação, oficinas de grafite, corte de cabelo, dinâmicas sobre prevenção ao uso de drogas e dicas culinárias.

Ação comunitária na Praça Seca | Imagem Divulgação
Ação comunitária na Praça Seca | Imagem Divulgação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro mobilizou várias secretarias para realizar atividades em favor da população. A Secretaria de Estado de Saúde vai montar uma estrutura para vacinação contra febre amarela.

A Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) levará o Ônibus Lilás, veículo itinerante que oferece assistência jurídica, psicológica e social às mulheres. Haverá também a distribuição de folhetos informativos sobre os direitos da mulher e todos os serviços prestados nos centros especializados da secretaria no Rio de Janeiro. Também estará disponível o Disque Idoso Presencial, onde os idosos poderão buscar assistência jurídica, social e psicológica, além de realizar denúncias e tirar dúvidas. A SEDHMI, por meio do Programa Rio Sem Homofobia, distribuirá material informativo e preservativos.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) levará ao evento uma equipe para Intermediação de Mão de Obra (Balcão de Empregos). A emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social será feita por intermédio do Ministério do Trabalho, que consegue fazer a entrega do documento no ato do cadastro, sem a necessidade de espera.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), oferecerá os seguintes serviços: isenção de taxa para a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade e celebração de casamento; serviço de cabeleireiro e atendimento médico simples, aferição de pressão arterial, prevenção de endemias, saúde bucal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), medindo peso e altura das pessoas, para além de atendimento e encaminhamento de famílias com crianças e adolescentes desaparecidos, assim como em situação de vulnerabilidade social.

Já o Detran contará com uma tenda para emissão gratuita de carteira de identidade, mediante apresentação de certidão original de nascimento ou casamento. Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP podem levar estes documentos originais para unir à identidade. Para os menores de idade, além da certidão de nascimento original, é necessária a presença de um responsável, com seu documento de identificação com foto. Após o atendimento, o cidadão vai receber um protocolo com o local e a data prevista de entrega do documento.

A Banda da Polícia Militar do Estado do Rio irá se apresentar e militares do Regimento de Cavalaria Coronel Enyr Cony dos Santos conduzirão cavalos, com crianças montadas, no entorno da área do evento.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e a Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) participam da ação comunitária na Praça Seca promovendo ações diversas. Os militares do Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-hospitalar (CEPAP) marcam presença com exposição de materiais operacionais utilizados no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e com apresentação de palestras e demonstrações práticas de primeiros-socorros e prevenção de acidentes. Os agentes da Defesa Civil Estadual programaram ações de conscientização para a população sobre prevenção a desastres.

MUNICÍPIO

A Prefeitura do Município do Rio irá oferecer uma série de serviços em prol da comunidade. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicarão a vacina contra a gripe no público-alvo da campanha. Haverá ainda assistência odontológica, atividades de prevenção e combate a doenças transmitidas por insetos e ações educativas para informar e orientar sobre o combate ao tabagismo. Ao longo do dia, a população irá receber ainda orientação sobre o programa social Bolsa Família.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) vai disponibilizar os seguintes serviços: inscrição no Cadastro Único, no Pronatec e impressão da Identidade Jovem, programa que permite aos jovens ter descontos em espetáculos culturais; inscrição de jovens para acesso aos serviços de convivência nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Haverá ainda divulgação dos canais de denúncia sobre violação dos direitos humanos; corte de cabelo, trança e unhas, informações sobre os projetos da Secretaria, distribuição de folhetos sobre utilização das Casas de Convivência e serviços para idosos.

A Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Seop) da Prefeitura do Rio de Janeiro, vai participar da ação com duas tendas informativas sobre prevenção de riscos e desastres, demonstração de equipamentos utilizados pelos técnicos nas vistorias, mapa de vulnerabilidade da região e panfletagem.

Já a Guarda Municipal do Rio, também vinculada à Seop, será representada pela sua banda, que levará ao público um repertório com sucessos da música popular brasileira, além de hits internacionais.

A COMLURB estará presente com um posto de coleta seletiva, com o objetivo de conscientizar os moradores, empregando ações que beneficiam o meio ambiente e que sirvam de transformação social para as cooperativas de catadores. Uma equipe vai fazer o controle de vetores, inspecionando bueiros e imóveis, utilizando raticidas e orientando moradores e comerciantes sobre a maneira mais adequada de combater roedores. No entorno da praça, a COMLURB atuará com os serviços de varrição, poda, remoção de resíduos, limpeza de ralo e roçada. Além disso, o grupo Chegando de Surpresa e o gari Renato Sorriso estarão presentes cantando músicas de conscientização, alertando os moradores a fazer o descarte correto do lixo.

INSTITUIÇÕES JURÍDICAS E INICIATIVA PRIVADA

Instituições jurídicas e parceiros privados estarão presentes. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) irá disponibilizar um ônibus do programa Justiça Itinerante – com um juiz, um promotor, um defensor público, servidores do TJ e estagiários da Defensoria – para oferecer serviços na área de Direito de Família, Cível, Direito do Consumidor e registro civil. O programa Justiça Itinerante permite que ações processuais, que não possam de imediato ser resolvidas em audiência, sejam iniciadas já dentro do ônibus.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) irá participar, por meio da Ouvidoria Itinerante, tirando dúvidas da população e recebendo comunicações formais e denúncias. O órgão atua como fiscalizador do cumprimento das Leis, em diversas áreas, como: Saúde, Educação, Criminal, Meio Ambiente, Consumidor, Cível, Cidadania e Violência Doméstica.

O SESI Rio vai levar para o evento um escovódromo, com orientações sobre saúde bucal e oficinas do Cozinha Brasil, em que são ensinadas receitas saudáveis com aproveitamento integral dos alimentos.

A prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes ficará por conta da Clínica Jorge Jaber. Uma equipe multidisciplinar coordenada pelo psiquiatra Jorge Jaber – com especialização em Harvard – vai promover uma interação lúdica e terapêutica por meio de pintura e grafite. Psicólogos, terapeutas, médicos e professores de Educação Física organizarão grupos de esclarecimentos para familiares, além de palestras e dinâmicas, abordando temas como educação e saúde, valorização da vida e geração de recursos na comunidade.

Veja Também

Procon Estadual autua 20 lojas no Bangu Shopping nesta sexta-feira A maior parte de aplicações das multas foram por falta de preços visíveis nos produtos

Vinte das 30 lojas do Bangu Shopping vistoriadas pelo Procon Estadual foram autuadas nesta sexta-feira ...