terça-feira , 18 dezembro 2018
Home / Destaque / Documentário do Jardim Sulacap conta seu surgimento e seus personagens Por Alexandre Madruga

Documentário do Jardim Sulacap conta seu surgimento e seus personagens Por Alexandre Madruga

O Parque Shopping Sulacap, na comemoração de mais um aniversário, dará um presente aos moradores do bairro: o lançamento do DVD do documentário e um dia recheado de eventos. Tudo vai acontecer no sábado, 20 de outubro, a partir das 12h. Terão atividades para todos os gostos e idades.

Confiram a programação:

Dia 27/10 – Sábado

12:00h – Sessão de Autógrafos no DVD

13:00h – Concurso de Karaokê Infantil e Projeto Folhinha com Atividades Lúdicas

16:30h – Baile da Helô Reis – Dança de Salão

18:00h – Conversa com autores e Quizz com apoio dos patrocinadores

19:00h – Concurso de Karaokê Adulto (Final)

21:00h – Show de MPB com Bequinha e Convidados

SOBRE DOCUMENTÁRIO
O jornalista Alexandre Madruga e a psicóloga Janaína Ribeiro, moradores de décadas do bucólico bairro de Jardim Sulacap, zona oeste do Rio de Janeiro, se uniram para contar a história do local que cresceram e vivem até hoje. Ao contrário das propostas tradicionais em documentários, este não tem um autor (locutor) contando a história. Toda a produção é baseada em depoimentos de moradores, personalidades e historiadores da região.

A história começa a ser contada nos anos 1800, quando a inglesa Maria Grahan (preceptora de uma princesa) e Magalhães Corrêa (conservacionista e autor do livro O sertão Carioca), que passaram nas imediações, quando ainda era apenas uma fazenda.

Em seguida, nos anos 1900, um passeio pela inauguração da Invernada dos Afonsos (atual Academia da Polícia Militar – CFAP) e Escola da Aviação (atualmente a Base Aérea do Campo dos Afonsos), contando os “causos” e o crescimento das unidades militares na região.

Próximo a década de 1950, conta-se sobre a preparação para a construção do bairro Jardim Sulacap pela Sul América, num ambicioso projeto que deu nome ao documentário, além dos desafios dos moradores da época, com relatos cheios de emoção e alegria.

Após toda história, o documentário termina mostrando como o bairro cresceu e evoluiu, mesmo conseguindo manter o ar bucólico e rural de décadas atrás, aliado às novidades conquistadas pelo bairro nos últimos anos.

Um retrato afetivo contado pelos moradores, personalidades que vivem e se sustentam de uma verdadeira “cidade do interior”, onde todos se conhecem e mantém a vida simples e pacata, incrustada na divisa das zonas norte e oeste, rodeada de montanhas, com muita fauna e flora.

O interior e a cidade. O bucólico e o frenesi. O verde com uma via expressa. O documentário irá mostrar que o bairro do Jardim Sulacap é uma verdadeira cidade do interior, com uma história rica e emocionante.

Pontos de Vendas:
– Hering Sulacap (Parque Shopping Sulacap)
– Pizza Cazzeira (Campo do Muralha)
– Night Pizza da Sulacap (Praça Mario Saraiva)
– Banca da Paulista (Galeria do Banco 24h – Praça Mário Saraiva)
– Quiosque do Celso (antigo ponto do 300)
– Quiosque do Salsicha (Praça H)
– Galpão Comunitário (Praça Mário Saraiva)
– Pensão do Jorge (Rua Fernandes Sampaio)
– Cananda Bazar da Sulacap (Rua Fernandes Sampaio)
– Padaria Flor da Sulacap (Cecy)
– Junior Celular (Praca Mario Saraiva)
– Armazze (ao lado do Carrefour)
– ITS Curso de Idiomas (Praça Nuno Roland)
– Pizzaria Sabor D´Italia (Rua Mario Barbedo)
– Colégio Summar Melo (Rua Maria Graham)
– CCAA Valqueire (Praça do Valqueire)

Acompanhem a página do Documentário no Facebook: www.facebook.com.br/historiajardimsulacap

Veja Também

Detran-RJ suspende emissão de documentos após prisão do presidente Quem precisa do Detran para emissão de documentos terá que aguardar a nomeação de um novo Presidente do Órgão

Governo ainda não nomeou substituto de Leonardo Jacob, preso na Operação Furna da Onça. Vácuo ...