Home / Destaque / Detran começa com ações de vistoria móvel na Zona Oeste Atuação da equipe de fiscalização está em Magalhães Bastos nessa manhã de quinta feira

Detran começa com ações de vistoria móvel na Zona Oeste Atuação da equipe de fiscalização está em Magalhães Bastos nessa manhã de quinta feira

A ação vai atuar nas ruas, nos moldes da Operação Lei Seca, e busca tornar o trânsito no Rio de Janeiro cada vez mais seguro. Agentes do órgão, que vêm sendo requalificados desde janeiro, farão a verificação de equipamentos obrigatórios, além de orientar os motoristas.

As ações serão filmadas por câmeras, ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento. A medida é preventiva e busca dar garantia à população sobre a lisura das operações. Os agentes do Detran.RJ seguirão protocolo previamente definido para avaliar somente sete itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. São menos itens do que havia na vistoria anual, extinta definitivamente pela Lei 8269/18, que era feita nos postos.

O mecânico Edson Silva, de 53 anos, acha importante ter a operação nas ruas. “Eu não sabia que as operações começavam hoje, mas como ando com tudo certinho, não tive nenhum problema. Dou total apoio à operação que é necessária para garantir a nossa segurança”, relatou o motorista.

“A vistoria veicular anual acabou. Mas precisamos manter os nossos agentes nas ruas, fazendo a verificação dos itens obrigatórios para garantir segurança para a população. As ações também vão atuar de forma preventiva. O objetivo é termos um trânsito cada vez mais seguro”, explica o presidente do Detran, Luiz Carlos das Neves.

As ações serão acompanhadas por equipes da Educação no Trânsito, que auxiliarão os agentes na orientação aos motoristas sobre os itens a serem verificados. Eles reforçarão a importância de manter o veículo em bom estado.

Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo será liberado se o problema for sanado em prazo determinado. O veículo não será apreendido se tiver segurança para circular, mas o certificado de licenciamento anual será recolhido. O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran regularizado e reaver o documento.

Veja Também

Operação no Jardim Novo deixa um morto Farto material entorpecente também foi apreendido

Por Padre Miguel News | 14/06/2019 Policiais Militares do 14º BPM em operação na comunidade ...